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25 de Agosto de 2020
Você sabia que é possível aumentar o impulso de compra de um consumidor por meio da adoção de algumas estratégias que condizem à organização de supermercado? O layout de supermercados é tão importante quanto o marketing publicitário, afinal.
O aumento das vendas e o ganho de clientes fidelizados estão diretamente relacionados com a organização de um ambiente comercial, inclusive em relação aos supermercados.
A forma como produtos são distribuídos em setores e prateleiras de um supermercado, ao contrário do que possa parecer, não é algo simples e intuitivo.
Os tipos de mercadorias que estão lado a lado, a altura em que estão dispostas e como se destacam dentro de uma sessão, são minuciosamente estudados e importantes para que o empreendimento obtenha sucesso comercial.
O que é layout de supermercados?
O layout de supermercados corresponde à disposição dos produtos ao longo do estabelecimento. Para tanto, ele se baseia em um conceito simples que considera que um consumidor compra, em primeiro lugar, com os olhos. Portanto, o produto deve se destacar perante o cliente ou chamar sua atenção.
Para tanto, a altura dos produtos também importa, assim como sua distribuição. Não raro, produtos considerados supérfluos são colocados ao lado daqueles que são vistos como essenciais.
Considere, por exemplo, a disposição de esmaltes e outros produtos relacionados à unha próximos aos de higiene bucal. Tudo isso é feito para que os produtos chamem a atenção de alguma forma.
Aliás, atualmente, é comum que empresas tenham representantes de seus produtos que atuam dentro dos supermercados a fim de conseguirem lugares de destaque para suas mercadorias.
Uma vez que chamar a atenção do consumidor e vender é o objetivo de qualquer estabelecimento comercial, engajar seu público à compra pode ser um processo obtido com o auxílio do desenvolvimento do layout para supermercados.
Qual a importância do layout de supermercados?
Por que investir no desenvolvimento de um layout para os estabelecimentos de mercadorias gerais? A resposta para essa pergunta é simples, uma vez que o investimento nessa área se torna importante ao permitir o lucro causado pelo aumento de vendas e pela fidelização dos consumidores.
Nesse viés, note-se que de um lado há a aplicação das estratégias de layout para chamar a atenção dos consumidores para certos produtos; de outro lado, a organização do estabelecimento e a facilidade de encontrar as mercadorias que se deseja, auxiliam a tornar o consumidor um cliente periódico.
Portanto, esse tipo de estratégia está relacionada ao aumento de vendas, pois se utiliza de gatilhos mentais que tendem a convencer o consumidor a comprar produtos que, originalmente, sequer estavam em sua lista ou pretensões.
Como o objetivo de qualquer comércio é crescer e aumentar suas vendas, assim como sua clientela, o layout de supermercados se apresenta como uma aposta assertiva que é capaz de garantir o negócio do sucesso.
Como produzir um layout de supermercados?
Sendo tão importante a disponibilização de produtos e a distribuição deles nas próximas gôndolas, como é possível melhorar os serviços, o número de vendas e o lucro de um mercado por meio do layout? Para isso separamos algumas dicas, confira!
Posicione os produtos estrategicamente
Em primeiro lugar é preciso que se entenda como os produtos podem ser distribuídos de forma a valorizá-los e chamar a atenção dos consumidores.
Uma boa forma de fazê-lo, é buscando o posicionamento de modo estratégico das mercadorias pelas gôndolas, considerando-se, para tanto, a altura média dos consumidores.
Assim, é indicado que as partes superiores das gôndolas sejam reservadas para produtos que não tem grande procura e cujo uso geralmente está relacionado a uma causa específica. Considere, como exemplo, a compra de um novo chuveiro elétrico no supermercado.
Já na altura dos olhos, por outro lado, devem se concentrar os produtos que geram maior lucratividade em sua venda. Isso porque, segundo o design de supermercados, as mercadorias que estão localizadas nessa posição costumam ser alvo do impulso de compra. Isso, pois, deve-se ao fato de que corresponde ao primeiro lugar para o qual o consumidor olhará.
Finalmente, na altura abaixo da cintura do consumidor devem estar localizados aqueles produtos considerados não lucrativos. Contudo, diferentemente da parte superior da gôndola, esses são produtos que geram vendas e tem procura, uma vez que são necessários, apesar de não gerar grande lucro. É o caso, por exemplo, dos sabonetes.
Não se esqueça das crianças
Além do posicionamento dos produtos, o design de supermercados também deve considerar outros importantes consumidores: as crianças. Não raro elas convencem os pais na compra de guloseimas e outras delícias que lhes saltam aos olhos.
Nesse caso, entretanto, deve ocorrer o cuidado de que esses produtos lhes chamem a atenção e, para isso, devem ser localizados na altura de seus olhos. Assim, indica-se que chocolates e outros quitutes do tipo fiquem nas prateleiras mais baixas. Além disso, se possível, elas também devem ser capazes de alcançar os produtos.
Data de vencimento também é importante para layout de supermercado
Para o tipo de produto que possui exclusivamente para si em uma gôndola inteira, considere distribuí-lo com base na data de vencimento. As mercadorias com a validade mais longínqua devem ficar fora do campo principal de visão (acima ou abaixo).
Já aqueles com data mais próxima devem ficar na altura dos olhos. Isso evita perdas de produtos e até mesmo prejuízos em razão da validade.
Datas comemorativas e sazonais
Finalmente, o design de supermercados também deve considerar datas comemorativas. Afinal, a decoração para celebrações como Natal e Páscoa, destacando produtos referentes, a elas é uma ótima forma de convencer o público a comprar mais.
O exemplo mais comum dessa estratégia de layout de supermercados são os túneis de ovos de Páscoa criados quando esta data está próxima, pois isso auxilia a aumentar a probabilidade de compras por impulso.
Por fim, destaca-se que os comércios dessa natureza também podem se valer da alteração periódica da distribuição das sessões ou mesmo da troca delas de corredores. Isso, aliás, não é raro em supermercados e permite que sejam testadas novas estratégias.
Agora que você entende a importância do layout de supermercados, confira o nosso artigo sobre: Como limpar o banheiro: Passo-a-passo completo! Saiba como deixar o banheiro limpo e cheiroso!
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