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16 de Julho de 2020
O que é merchandising e por que é essencial para o seu supermercado?
Muitos empresários, na hora de organizar as prateleiras de seu supermercado não pensam estrategicamente na organização de seus produtos. Consequentemente perdem muito dinheiro por não saberem o que é merchandising.
Todo supermercado deve ter boas estratégias de merchandising para potencializar as vendas e gerar mais dinheiro. Além de ajudar os clientes a acharem rapidamente o que precisam. Mas você deve estar se perguntando, o que é merchandising?
O que é merchandising?
Merchandising é um termo em inglês que significa promover um produto, ou seja, são estratégias para dar visibilidade a um produto. Você deve colocar o produto certo, no lugar certo e no tempo exato.
Assim, o comprador ao entrar em seu supermercado, terá contato com o produto que chamará a sua atenção. Assim, aumentando consideravelmente as suas vendas e a satisfação do cliente.
Para você entender melhor o que é merchandising, separamos alguns dos maiores motivos do merchandising ser tão importante para o seu supermercado. Continue lendo este artigo, e descubra como aumentar muito as suas vendas com o merchandising!
Qual a importância do merchandising para o seu supermercado?
Imagine o seu comprador ao entrar no seu supermercado, ele já encontra rapidamente produtos que o chamam atenção. No decorrer da caminhada entre as prateleiras de PDV encontra tudo facilmente.
Isso irá fazer com que o seu cliente ache todos os produtos que ele queria rapidamente e mais, ele será atraído para outros produtos. Assim, fazendo com que você aumente consideravelmente as vendas do seu supermercado.
Muitos donos de supermercado nem mesmo sabem o que é merchandising, o que fazem eles ter enorme desvantagem com a concorrência. Para você ter a vantagem sobre os seus concorrentes, aplique já as técnicas de merchandising no seu supermercado.
Para você começar a sua jornada no merchandising, primeiro você precisa conhecer as suas principais estratégias.
Quais são as principais estratégias de merchandising?
Quando se pensa no que é merchandising, você logo deve atrelar com a idéia de user experience. Isso significa que você deve pensar pela visão do comprador, quais os sentimentos arremetidos por ele ao entrar no seu estabelecimento?
Seguindo essa linha de raciocínio, existem algumas estratégias de merchandising que são perfeitas para o seu supermercado. Sendo elas:
Visual merchandising
Visual merchandising remete à idéia de você organizar o seu ponto de venda (PVD), de forma que será visualmente agradável. Trabalhar com as cores e tipos de produto para ficar o mais agradável o possível.
O seu comprador precisa sentir-se confortável e seguro em seu estabelecimento, para isso, é importante todo o seu supermercado estar limpo e organizado. Assim, irá gerar uma sensação de conforto e segurança nos compradores.
E não se engane, não é apenas estética! é importante você trabalhar todo o visual de seu supermercado. Inclusive para os produtos que estão em alguma promoção imperdível ficarem bastante visíveis para os compradores.
Quando se pensa em o que é merchandising e como trabalhar o seu visual, sempre lembre da experiência do usuário. Quando ele passar pela porta, ficará feliz com o que vê? terá algum produto que o chame a atenção logo na entrada?
Merchandising editorial
O merchandising editorial remete a uma idéia de utilizar a publicidade de alguma marca já conhecida em seu benefício. Como por exemplo, o burger king utilizando o filme de sucesso “homem de ferro” para promover o seu produto.
Você pode utilizar algum novo produto de alguma marca super conhecida para aumentar as suas vendas. Toda ação publicitária de alguma grande marca é uma ótima oportunidade para você.
Deixe esse novo produto aparente em seu ponto de venda e coloque elementos da própria marca que chamam atenção. Assim, os clientes irão tender a comprar muito mais esse novo produto do que se ele estivesse escondido.
Merchandising no ponto de venda
Quando se fala em o que é merchandising, você lembra-se de que é atrelado sempre ao visual e experiência visual, certo? Então nesse tipo de estratégia, aproveita-se a oportunidade de produtos que instigam a vontade do comprador.
Por exemplo, expor aquelas guloseimas deliciosas que todo mundo tem vontade de comer em um lugar em que são obrigados a passar. É o caso das guloseimas no corredor do caixa.
Todo comprador terá que passar no caixa, então colocar produtos que influenciarão essa vontade inconsciente é uma ótima estratégia de merchandising. Porém isso pode ser expandido não apenas ao caixa.
Existem diversos corredores em seu estabelecimento nos quais os clientes passam com certeza. Então é importante que você coloque produtos nesses corredores que irão chamar a atenção desse comprador.
O que é o merchandising digital?
Atualmente, praticamente toda a população tem acesso à internet, então investir em merchandising digital é extremamente importante. Você ter alguma página ou site para que os seus clientes consigam te achar é essencial.
Pesquisas mostram que a maioria dos compradores atualmente procuram o seu local de compra na internet. Então, você ter como ser achado facilmente aumentará a visita ao seu estabelecimento consideravelmente.
Como sempre, o merchandising faz grande relação à identidade visual e experiência do usuário. Então, o cliente além de te achar, tem que ter uma experiência positiva no seu site ou página.
Fotos bem trabalhadas do seu estabelecimento, endereço à fácil acesso, publicação de novas promoções são uma boa alternativa. Assim, o cliente tendo uma experiência positiva, aumenta consideravelmente as chances de uma visita ao estabelecimento.
Quais as vantagens em utilizar o merchandising?
Ao longo do artigo, você já descobriu que o merchandising pode alavancar consideravelmente as suas vendas. Porém, existem outras vantagens que o merchandising irá te proporcionar, sendo elas:
● aumento de clientes satisfeitos;
● aumento de visita ao estabelecimento;
● aumento do lucro;
● sensação de conforto e segurança para o comprador;
● evita clientes que entram e ficam “perdidos” nos corredores e desistem de comprar.
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